23 de mai. de 2013

Caiu na net !! Fotos picantes salvas no celular? Péssima ideia!

Saudades da época em que os celulares somente efetuavam e recebiam chamadas? Os famosos "TIJOLÕES" ?

É, quem sabe nem tanto! Mas temos que admitir que ao menos naquela época, a nossa privacidade (desculpe a redundância) era um pouco mais privada!! Com a segunda geração de celulares, já capazes enviar SMS e MMS a história já estava sendo traçada: De que um dia ou outro, as suas (as nossas) mensagens, fotos e vídeos iriam acabar caindo em mãos maliciosas!
Assim como nos comunicamos com Deus através da fé, nós seres mortais nos comunicamos entre si atráves da internet, da wi-fi, do bluetooth e tantos outros meios. Mas até que ponto a tecnologia é uma ferramenta que nos agrega ao invés de nos prejudicar? É questão de saber usar o que se têm em mãos!

Escândalos como a da nossa talentosa atriz Carolina Dieckmann, da dedicada acessora parlamentar Denise Leitão Rocha ou da sobrinha de um dos caras mais ricos do estado do RS que também teve suas fantasias jogadas na rede -- a famosa garota do Rexona -- (...) são apenas algumas dentre tantas outras que acabaram caindo na web, e que JAMAIS sairão de circulação. Sim meu amigo(a), uma vez postado na net, pode esquecer o fato de querer reverter e excluir totalmente da rede. Preocupe-se mais em ganhar ao menos uma indenização (já que seu filme de caseiro já é classificado como amador), e de colocar o safado(a) na cadeia!

Para muitos(as) é a realização total !! Aquela mulher tão sonhada fazendo exatamente aquilo que apenas a própria imaginação lhe dava o "ar da graça", agora estão ali em som, imagem e gemidos disponíveis pra você baixar de qualquer site gratuito de hospedagem.
Mas e as pessoas que tiveram as suas imagens e vídeos divulgados? No que se transformam a vida e o cotidiano destas pessoas? A curiosidade alheia neste caso só é saciada ao mesmo tempo em que se arruina a imagem de uma pessoa (Pense nisso! poderia ser sua filha, sua irmã, sua própria mulher). Apesar de óbvio, com certeza muitos não param para pensar nisso, e ainda tacham a mulher de vaga***...vad**... e o homem geralmente sai como o gostosão, o sortudo (O legítimo machismo arcaico e cultural).


Em grande parte, as invasões são feitas através de redes sem fio, hoje popularmente conhecidas como Wi-fi.
Mas que diabo é essa Wi-fi ? Como funciona?!
Vou tentar ser o mais claro possível...
Para invandir um celular ou qualquer dispositivo móvel (que com um pouco de conhecimento técnico se torna relativamente simples), olhe a imagem ao lado:

- A mulher caminhando na orla da praia com o celular e postando no facebook para a amiga "Oi migaaaa!! Chega aqui na praia, tá bombando! *.* "
- Um tarado, hacker (ou simplesmente um trollador nato), sentando no banco, só esperando uma vítima dar (hmmm...) sopa.
- E por fim, a rede Wi-Fi (que neste caso seriam estas antenas (Hotspots) e os AP's (Acess Points) nos prédios), muito normais nas orlas do Rio de Janeiro.




Conexões ao longo de orlas de praia, ou de restaurantes, bares e shoppings são normalmente redes públicas, ou seja, não há necessidade de informar senha alguma para se conectar. Qualquer dispositivo com Wi-fi (Celulares, Smartphones, notebooks, netbooks e tablets) têm livre acesso á este tipo de rede, basta ativar a Wi-fi, selecionar a rede, e PIMBA!!! You are connectetd!

Mas é EXATAMENTE aí que está o perigo!

Uma vez que você pode conectar-se livremente a esta rede enviando e recebendo informações e pacotes de dados, o hacker também pode. Porém ele com os conhecimentos técnicos específicos em redes de computadores - atrelados à pura má fé de conseguir algo relevante - utiliza-se única e exlcusivamente desta rede para interceptar estas informações, com o intuito de simplesmente disseminar fotos e vídeos na internet para denegrir a imagem de terceiros. Ou também para utilizar-se destes conteúdos com o intuito de fazer chantagens (Pagamento em troca da exclusão dos arquivos), como foi no caso da Carolina Dieckmann (ela se negou a pagar, um tanto ÓBVIO né! -.-)..

Mas isto quer dizer que as redes privadas (com senhas), são imunes a esse tipo de acesso?
Sinto muito lhe dizer, mas não! Hoje existem inúmeros softwares capazes de quebrar senhas de rede. Um método muito conhecido é chamado de "Força Bruta", onde este tipo de software é capaz de gerar milhares de palavras e números combinados até conseguir descobrir a senha.
Há também os Keyloggers, vírus estes que são instalados nas máquinas das vítimas e que acabam dando de mão beijada todos os logins e senhas da vítima ao invasor, fazendo com que o mesmo acesse emails particulares, Internet Banking e tudo aquilo que você utiliza na web.

Existem também as invasões por portas, ou por softwares que forçam acesso remoto, trojans entre tantas outras formas.

"Mas que diabos então eu faço? De um jeito ou de outro irão me invadir (uii)!!".

Calma lá! Sem teorias de conspiração por favor! Se houver um bom anti-vírus instalado, firewall devidamente ativado, e não ficar baixando filmes pornôs e muito menos abrir emails do tipo "Veja as fotos suas daquela noite" , "Tire seu nome do Serasa" e "Não acredito como você pode fazer isso! Olhe as fotos!" ..dificilmente alguém vai conseguir fotos e vídeos de suas noitadas e proezas.

"Mas e as redes públicas, elas continuam sendo um risco?" Sim e sempre serão. Tenha em mente que ao se conectar á uma rede sem fio pública você sempre estará vulnerável, e que o rapaz sentando ao lado tomando café pode ser o hacker tentando captar os seus dados.


Quer uma dica?
- Não tire fotos e muito menos filme suas fantasias sexuais. Só assim você não correrá o risco. Agora se a tara de fotografar e filmar for incontrolável, faça-os e grave IMEDIATAMENTE em um DVD ou pendrive, mas JAMAIS deixe dentro de seu hd ou celular. E confie plenamente no seu parceiro(a), pois geralmente é a pessoa que acaba divulgando o conteúdo como algum tipo de vingança.
Nunca se esqueça de que a imagem que construimos ao longo da vida pode ser arruinada em questão de segundos! Hoje com tanta tecnologia ao redor -- e plenamente conectados -- isto se tornou algo muito mais fácil.

Bem Vindos á era digital !

Nenhum comentário:

Postar um comentário